A Travessia Mindfulness

Vem sendo muito inspiradora, para mim, a frase de Fernando Pessoa: “É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

Minha travessia pelo mundo de Mindfulness e suas práticas tem sido extremamente enriquecedora para minha vida.

Pessoalmente, as práticas têm me ajudado a:

  • Andar mais devagar e a fazer mais silêncios.
  • Ouvir mais, falar menos.
  • Aprender a “degustar” mais os sabores, os cheiros e os sons, os detalhes sutis do que enxergam meus olhos.
  • Controlar mais meus impulsos, a regular mais minhas emoções, a perceber a presença de sentimentos e pensamentos errantes e, assim, poder acolhê-los e, simplesmente, deixar passar, consciente de que os mesmos não são a realidade mas, apenas, eventos mentais.
  • Inspirar e expirar conscientemente, descobrindo e redescobrindo, cotidianamente, o encanto pela vitalidade que se expressa em todo o meu ser!

Educacionalmente, Mindfulness abriu-me as portas para o compartilhamento das práticas com tantas pessoas que, como eu, também sofrem de dores crônicas e pela dor do stress, da ansiedade e de suas consequências.

Através de aulas, palestras e cursos para estudantes, pais, professores e outros profissionais, aos poucos, mais e mais pessoas passam a usufruir dos benefícios das práticas regulares de Mindfulness:

  1. Os dados indicam que tais práticas podem nos ajudar a tratar o stress, a ansiedade e estados depressivos, influenciando, assim, nossa saúde psicológica de muitas formas positivas. Também podem seu úteis para abandonar tendências ao pensamento negativo, melhorando a qualidade de vida e aumentando a autoestima e o equilíbrio emocional. Igualmente, pode nos ajudar a aguçar a atenção, concentração e memória.
  1. Dados assinalam que as práticas de Mindfulness podem exercer um papel muito importante no momento de cuidar da saúde física, já que reforça o sistema imunológico, prevenindo ampla gama de doenças comuns e debilitadoras, incluindo dores crônicas, câncer e diabetes.
  1. Estudos demonstram que tais práticas regulares ajudam a controlar desordens alimentares, a melhorar a qualidade do sono e conseguir o equilíbrio e autorregulação das emoções.
  1. A ciência sugere que praticar Mindfulness pode fazer com que o relacionamento com os outros se torne mais efetivo: relações mais alegres, empáticas e compassivas.

E se você também quiser colher estes benefícios para a sua vida pessoal e profissional, conheça os cursos disponíveis para iniciantes em Mindfulness:

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